Posted by webmaster Notícias

Geometria automotiva: como ela afeta seu carro caso não seja feita?

Geometria automotiva

Você já se perguntou sobre geometria automotiva? Ou como a geometria automotiva pode afetar o seu carro se ela não for feita? Você encontrou o conteúdo certo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Bem, a geometria automotiva é um serviço essencial para o veículo, pois os automóveis precisam neutralizar os impactos que sofrem de forma que as peças dele não sofram danos graves.

Porém, assim como outros diversos serviços essenciais para o automóvel, a geometria automotiva é um serviço desconhecido por muitos motoristas.

A questão é que geometria alinhamento e balanceamento são serviços fundamentais em uma oficina mecânica para que o veículo fique em perfeito estado.

E para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo para explicar a importância de fazer geometria pneus, geometria das rodas e, por fim, geometria do carro por completo. Confira!

  • O que é a geometria automotiva?
  • Em quais momentos a geometria automotiva é indicada?
  • Quais os benefícios de realizar a geometria automotiva?
  • Agora você sabe tudo sobre geometria automotiva e está pronto para entregar seu carro em mãos de confiança!

O que é a geometria automotiva?

A geometria automotiva (também conhecida como alinhamento) tem como função alinhar a suspensão dianteira e também a traseira em carros mais modernos.

Realizando a geometria do carro, as rodas ficarão alinhadas para que o automóvel trafegue de forma reta, sem causar desgaste rápido e irregular dos pneus e evitando problemas nos componentes de suspensão e da direção.

Por isso é muito importante fazer a geometria das rodas e a geometria pneus.

Durante o processo de geometria automotiva, é preciso determinar quanto de distância há entre os eixos do veículo. E para chegar aos dados corretos, são utilizados dois parâmetros importantíssimos: o cáster e o câmber.

O cáster ajuda na estabilidade do veículo, indicando quanto de inclinação tem no eixo vertical referente ao centro da roda.

Já o camber (também chamado de cambagem) influencia no quanto de desgaste terão os pneus do carro, indicando a distância entre a parte superior e a inferior da roda. Por esse motivo é importantíssimo realizar a geometria das rodas e a geometria pneus.

Com o fato de o carro passar frequentemente por irregularidades na pista, como buracos de diversos tamanhos, a fazer a geometria do carro é essencial para o bom funcionamento do veículo, já que passando por essas irregularidades a suspensão perde seus pontos fixos e ao fazer geometria automotiva é perfeitamente possível corrigir esses problemas.

Em quais momentos a geometria automotiva é indicada?

A geometria automotiva é altamente recomendada em diversas situações “comuns” no dia a dia de um motorista, tais como:

  • A cada 10.000km rodados com o carro ou, então, nas manutenções indicadas no manual do veículo,
  • Geometria alinhamento e balanceamento são importantes quando o motorista não consegue manter o carro reto, pois o carro está “puxando para um lado”;
  • Quando for efetuada a troca dos pneus é muito importante que se faça a geometria do carro, também é muito recomendado quando algum pneu está sofrendo um desgaste diferente com relação aos outros;
  • A geometria automotiva também deve ser feita sempre que o veículo sofrer alguma colisão;
  • Ao trocar qualquer elemento da direção ou da suspensão, também deve-se fazer geometria automotiva.

Ou seja, a geometria automotiva é altamente recomendada para diversas situações, para que se tenha a melhor estabilidade possível ao pegar no volante.

Isso porque a geometria automotiva oferece diminuição no risco de acidentes, além de que o veículo consumirá menos combustível, já que os pneus estarão alinhados.

Quais os benefícios de realizar a geometria automotiva?

Fundamental para garantir o desempenho adequado do seu veículo, a geometria automotiva irá gerar maior conforto e o mais importante, segurança na hora de dirigir.

O procedimento de geometria automotiva, irá fazer com que o carro absorva da maneira correta os desníveis e elevações das vias pelas quais você circula, oferecendo prolongação da vida útil dos pneus e evitando desgastes desnecessários e prematuros.

Já sabendo sobre o aumento expressivo da segurança que você irá obter realizando a geometria automotiva, ainda deverá lembrar-se da economia que a geometria automotiva oferece. Com ela você poderá economizar cerca de 25% a 60% da vida útil dos pneus, além de quase 10% no consumo do combustível.

Ou seja, fazer geometria automotiva, ou geometria alinhamento e balanceamento, te permite ter mais segurança no carro, economizar, evitar desgastes precoces e ainda oferecerá mais conforto na hora de dirigir, pois o carro “não ficará puxando para um lado”.

Fonte: Geometria automotiva – Auto Center Castello

Tags: ,

About Author

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie uma mensagem!
Precisando de ajuda?
Olá!
Em que posso ajudá-lo?